Quem foi Maria Antonieta? E porque ela está na Sugoi?

Atualizado: Abr 11

O scarpin clássico da marca e a inspiração na Rainha Consorte da França.

Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine, mais conhecida como Maria Antonieta, já foi personagem de filme, romances de Alexandre Dumas e sapatos personalizados.

Alô, chics!

Nascida em Viena, no dia 2 de novembro de 1755, foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França e Navarra. Casou-se aos 14 anos com o herdeiro da coroa francesa, o Delfim Luís Augusto, duque de Berry.

Detestada pela corte francesa, Maria Antonieta também ganhou gradualmente a antipatia do povo, que a acusava de influenciar o marido a favor dos interesses austríacos.

Motivos políticos e partidários à parte, virar ícone de moda e elegância na época, representar uma classe, um modo de pensar e de viver, foi uma realidade a poucas pessoas. Uma delas, sem dúvida, foi Antonieta.

Os sapatos de Maria Antonieta, como toda princesa sonha.

Seu estilo alcançou as massas, a ponto de provocar protestos das damas ricas da sociedade da época, que diziam que essa atitude colocava em risco as diferenças entre as classes sociais (e colocava mesmo).

Penteados com mais de 1 metro de altura, vestidos volumosos e muita elegância – uma mestra em usar o glamour como arma para se firmar numa corte estranha e hostil.

“Maria Antonieta entendeu que ser uma rainha significava essencialmente interpretar um papel. Mais que isso, ela logo descobriu que, por meio de mudanças na moda, ela podia modificar esse papel e até fugir dele(…) Isso mostra que, até certo ponto, ela tinha uma percepção bem sofisticada e muito moderna do poder da imagem para mudar a realidade.”– Caroline Weber, autora de Queen of Fashion e especialista em cultura francesa do século XVIII.