Coleção reverencia a chegada da primavera, com inspiração nos cartazes do pintor checo
Cartaz publicitário: F. Champenois Imprimeur-Éditeur (1897)
A moda e a arte andam lado a lado, juntinhas, coladas e sempre foi assim. A arte é a mãe da moda, do design, do belo e gráfico e também é ligada a moral e qualidade de vida.
O último lançamento da Sugoi Shoes, a sapatilha Ballerina Mucha, traz um revival ao grande arista precursor da Art Nouveau, cartazista e ilustrador Alphonse Mucha (1860-1939).
Sapatilha Sugoi Mucha, inspirações de Art Nouveau, detalhes em prata envelhecida e muitas linhas curvas.
Mucha teve seu reconhecimento como artista em Paris, no final dos anos 1890por seus cartazes de teatro criados para a atriz Sarah Bernhardt, seus anúncios em produtos (aqui no Brasil foi fortemente inspirado para a criação dos rótulos da Perfumaria Granado), bem como seus elegantes painéis decorativos.
Princesse Hyacinthe (1911) – Alphonse Mucha
“Os cartazes foram uma boa forma de levar informação ao público em geral. As pessoas podiam parar e ver os pôsteres a caminho do trabalho, obtendo satisfação espiritual. As ruas se tornaram exposições de arte ao ar livre” – Alphonse Mucha
Alphonse Mucha se interessou pelas artes desde criança. Com 11 anos começou a cantar no coro na Catedral de São Pedro em Brünn, Morávia. Começou a pintar como retratista e consegue frequentar a Academia de Belas Artes de Munique.
Em 1888 executa seus primeiros trabalhos de lustrações para revistas. Em 1892, juntamente com Georges Rochegrosse, ilustra a obra Scénes et épisodes de l’histoire d’Allemagne, do historiador Charles Seignobos.
Dá para imaginar que isso é uma propaganda de biscoito?
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes para os espetáculos de Sarah Bernhardt realizados na França, de 1894 a 1900 e uma série chamada Epopéia Eslava, elaborada entre 1912 e 1930.
“A missão do artista é incentivar as pessoas a amar a beleza e a harmonia”– Alphonse Mucha.
Primavera – Alphonse Mucha
O legado de Mucha é um estilo único, leve, feminino e filosófico, hoje chamado de Style Mucha. Uma arte barata, acessível ao público, encontrando espaço tanto em famílias pobres, como em círculos mais abastados.
Para conhecer mais sobre Alphonse Mucha, assista o filme Alfons Mucha – Visionär im Jugendstil (é bem raro de encontrar, mas vale a pena).
Para ver de pertinho a sapatilha Ballerina Mucha, da Sugoi Shoes e encomendar a sua, é só clicar aqui.
Commentaires