top of page

Van Gogh e a Moda

Pintor holandês só obteve reconhecimento após a morte e é hoje um dos mais consagrados do mundo, com cores como protagonistas e pinceladas que mostram sua personalidade.

Auto Retrato - Van Gogh


Vincent Willem van Gogh (1853-1890) só vendeu um quadro em vida. Natural de Zundert, na Holanda, viveu seus últimos anos na França. Estima-se que Van Gogh tenha criado mais de de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década. Suas obras abrangem autorretratos, girassóis, paisagens, retratos de terceiros e natureza morta, captados em traços e cores dramáticas e vibrantes. Uma de suas principais marcas registradas são as pinceladas impulsivas e expressivas, trazendo assim a certeira distinção para o estilo do pintor. Não há um quadro de Van Gogh que você bata o olho e não saiba se é dele ou não. Ele tem um estilo único e muito bem definido.


Hoje, Van Gogh é um dos pintores mais aclamados, com obras nos principais museus do mundo.


A moda imita a arte


A moda é um cíclica, ou seja, ela sempre se reinventa. Ela é filha da arte, pois é fruto dela. Mas a moda também é um mecanismo social bastante influenciador no modo onde vivemos e consumimos.

A moda traz novos comportamentos e formas de expressão. Dentro do contexto de criação das peças de vestuário, as disciplinas moda, arte e filosofia estão interligadas. Um desses exemplos é como a arte também deixou de ser apenas um objeto de apreciação visual do público, para também ser consumido facilmente por ele, de forma material, onde pode ser tocada (e comprada pelas massas).

Moschino / Dries van Noten / Creatures of the Wind


O desfile da marca pop e exagerada Moschino trouxe modelos vestidas de buquês de fores, trazendo a referência a Buquê de Flores em um Vaso, pintado por Van Gogh em 1890. No desfile de Dries Van Noten, as estampas e os bordados forais em tons de amarelo lembram a série de pinturas Os Girassóis, enquanto a Creatures of the Wind com estampas avermelhadas remetem A Vinha Encarnada (1888).

Van Gogh atribuiu uma linguagem emocional à noite e à natureza, afastando-as de suas aparências reais.

Dominado por azuis e amarelos vívidos o quadro demonstra como a visão do pintor era inseparável dos novos procedimentos de pintura que ele havia inventado, nos quais cor e tinta descrevem um mundo fora da obra de arte. (Arteref).


A série Os girassóis é uma das mais inspiradas do mundo para criação de peças de vestuário, já sendo produzidos pelo mundo vestidos, bolsas, tênis, jaquetas e até mesmo guarda chuvas com a estética das obras.




A NOITE ESTRELADA


A Noite Estrelada é uma pintura de 1889 e atualmente se encontra no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), nos EUA.

A tela apresenta uma paisagem noturna com destaque para o céu e as estrelas. Há também ciprestes que sobem ao firmamento como labaredas de fogo, montanhas e um povoado.

Essa obra, assim como a série de girassóis, uma das mais conhecidas do pintor.

Van Gogh realizou esse trabalho quando estava internado no sanatório Saint-Rémy-de-Provence, na França.

Durante sua internação, não era permitido pintar em seu quarto, por isso ele fez a tela utilizando esboços, a memória e imaginação para reproduzir a vista que tinha de seu dormitório.




Usando elementos inspirados na obra, a Sugoi Shoes criou a Sapatilha A Noite Estrelada , baseada numa das obras mais conhecidas do pintor.

Disponível em 3 modelos de sapatilhas personalizadas, os sapatos possuem bico fino, redondo ou opção doll, estilo Mary Jane.

Todos os sapatos são pintados à mão e também é possível personalizar com outras inspirações de obras do pintor ou outros artistas contemporâneos.


Para garantir sua sapatilha personalizada Van Gogh, é só acessar o site da Sugoi Shoes. A loja envia para todo o Brasil e também a outros países.


"Eu confesso não saber a razão, mas olhar as estrelas sempre me faz sonhar."

- Vincent Van Gogh




333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page